NOTÍCIAS

TJPI inicia implantação da IA JuLIA para triagem de processos judiciais

Sistema de Inteligência Artificial auxiliará na análise inicial dos processos, promovendo mais agilidade e eficiência no Judiciário piauiense

O Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (OpalaLab/TJPI) anunciou a implantação da ferramenta JuLIA, uma inteligência artificial desenvolvida para realizar a triagem inicial de processos judiciais. A nova tecnologia começará a operar a partir de 12 de março de 2025, inicialmente em caráter piloto para as classes 7 – Procedimento Comum Cível e 436 – Procedimento Comum Cível no 1º Grau.

A JuLIA gera automaticamente o Documento de Informação de Triagem poucos minutos após a distribuição do processo, oferecendo informações preliminares sobre o caso, tais como um resumo processual, descrição dos bens envolvidos, análise documental inicial e uma breve análise do valor da causa. O objetivo principal é fornecer uma visão geral do processo logo após seu ingresso, acelerando etapas iniciais de análise sem substituir o documento de triagem já consolidado no Judiciário.

Destaca-se que essa ferramenta constitui também uma etapa fundamental para o desenvolvimento do projeto de Análise de Processos Consignados (SEI 19129), outro projeto inovador em andamento no OpalaLab.

O documento gerado pela JuLIA é exclusivamente informativo e não tem caráter decisório. Servidores, magistrados e advogados são convidados a conhecer mais sobre a ferramenta no site oficial do OpalaLab: opalalab.tjpi.jus.br.

Em caso de ausência do Documento de Informação de Triagem em novos processos, a equipe técnica esclarece que isso pode ocorrer devido à classe não estar inclusa inicialmente, à ferramenta JuLIA ainda estar processando a informação, ou à indisponibilidade momentânea da ferramenta de conversão textual gerida pelo CNJ.

O cronograma de expansão prevê estudos para a inclusão no 2º Grau e eventual ampliação para todas as classes do 1º Grau até 21 de abril de 2025.

© 2025, Tribunal de Justiça do Piauí – Todos os direitos reservados.